quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Eliseu e a Sunamita


Eliseu e a mulher de Suném

Deus é o Senhor da Vida

Para Memorizar: “E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: - É me dado todo o poder no céu e na terra!” Mateus 28.18

Leitura Bíblica II Reis 4.32-37

Objetivos
*Crer no poder de Deus;
*Observar e verificar que Deus ainda opera milagres;
*Compreender o valor da segurança que se encontra em Jesus.

Introdução
Todos já ficamos doentes um dia! Qual foi a reação de seus pais? Vocês já receberam de Jesus alguma cura de enfermidade? Jesus ainda ouve e responde as orações!
Jesus ainda cura as enfermidades!
Comentário

I – A Mulher Hospitaleira
Certo dia partiu Eliseu para a cidade de Suném. Nesta localidade, morava uma mulher muito rica e hospitaleira. Todas as vezes que o profeta passava por essa cidade hospedava-se na casa dessa mulher. Ela já havia descoberto que Eliseu era um homem de Deus. Por isso pediu ao marido que construísse um quarto para o profeta se hospedar quando os visitasse. Garantindo sua privacidade. Ao passar novamente por aquela cidade, Eliseu é surpreendido com o aposento novo e especialmente mobiliado para ele. Sentiu-se tão alegre e agradecido, que pensou em dar algo em troca de tanta bondade (presente) Então chamou a sunamita e perguntou em que lhe podia ser útil. Talvez houvesse alguma coisa que  ele pudesse oferecer.


II – O Presente do Profeta
Mas a mulher de nada precisava.
Depois que a sunamita retirou-se, Geazi,  o servo do profeta, lembrou-se de que ela não possuía filhos. Eliseu refletiu sobre essa verdade. Então o profeta foi até a sunamita e declarou que ela seria mãe, fato que ocorreu depois de cumprir os dias de gravidez. Os anos foram se passando e o menino crescia em beleza e inteligência. Imaginem o carinho e o mimo com que era tratado. Certo dia o menino resolveu acompanhar o pai até o campo com outros trabalhadores. O dia era ensolarado e quente e, depois de certo tempo o menino começou a queixar-se de forte dor na cabeça.


Devido à queixa insistente da criança o pai mandou um dos empregados retornarem com o menino para casa, para que ficasse ao cuidado de sua mãe. Ela tomou várias providências, mas foram todas inúteis e, ao meio dia o menino morreu. A sunamita então resolveu deitar a criança no quarto do profeta e partiu rapidamente em sua busca. O profeta estava no monte Carmelo (II Reis 4.22-31). O coração daquela mãe estava partido. Ao aproximar-se ela é interpolada por Geazi, que pergunta se vai tudo bem com ela. A sunamita tentando conter sua dor diz que está tudo bem e declara o propósito de estar ali apenas para falar com o profeta. Ao aproximar-se de Eliseu, cai de joelhos a seus pés e põe a chorar. Logo ela revela toda a sua dor e revolta. Então o profeta solicita a Geazi que pegue seu bordão e vá a casa da sunamita e passe sobre o menino. O desespero da mãe não permitiu que Eliseu ficasse, e esta solicita que o profeta vá pessoalmente. E isso foi o que ocorreu, mas adiante deles foi Geazi, obedecendo a primeira ordem de Eliseu.

III – O Milagre da Ressurreição
Geazi chegou diante da criança e passou por várias vezes sobre ele o bordão, mas, nada ocorreu. Chegando Eliseu, entrou no quarto, fechou a porta e ficou sozinho com o menino morto. O profeta então orou a Deus. Posteriormente sentou-se na cama e deitou sobre o menino que começou a aquecer-se. Levantou-se e andou de um lado para o outro do quarto, certamente orando e novamente deitou-se sobre o menino. Então o corpo aqueceu-se e o menino espirrou sete vezes indicando que voltou a vida.


Eliseu sai à porta e manda que Geazi chame a sunamita e, esta vem com toda a urgência atender aquele precioso pedido. Ao chegar à entrada do quarto depara-se com o menino que lhe é entregue pelo profeta Eliseu em seus braços. Certamente ela chorou muito, mas agora de alegria. Imagine a felicidade e gratidão daquela mulher! Sabemos que Deus ainda é o mesmo, e muitos milagres ele pode fazer, depende de nós. Do nosso amor, da nossa caridade, da nossa lealdade, da nossa fé... Jesus também operou milagres, inclusive a da ressurreição. Isso nós podemos ver na próxima lição. (Lázaro, O Filho da Viúva de Naim).
Ore com eles e por eles!

Obs.: Essa lição compõe antigas revistas da EBD da CPAD! Conheça seu novo currículo, que também é de excelente qualidade!



Para Colorir

6 comentários:

  1. Obrigada por estar sempre compartilhando ótimas histórias bíblicas com visuais e sugestões de atividades.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Irmão José Carlos... Graça e Paz! Quero agradecer por estar seguindo o blog "Apascentar os Pequeninos'. Para mim é uma grande honra. Obrigado pelo apoio e incentivo. Quero ainda parabeniza-lo pelo site de notícias gospel, que Deus o abençoe e o faça prosperar grandemente. O irmão é o seguidor de n° 137. Fica com Deus

    ResponderExcluir
  3. Quero agradecer as duas novas seguidores que aparecem no início do blog acredito eu que, por conta de não terem foto no perfil, ou por outro motivo que desconheço. Sei que não aparecem recentemente. Uma delas é a Rosana Roselli e a outra é a Marta Tozzi. Deus abençoe a voces ricamente. Estou muito grato pelo apoio e carinho. É pra vocês que realizamos esse trabalho, com o objetivo de poder glorificar a Cristo! Fiquem com Deus!

    ResponderExcluir
  4. Irmã Edenícia... Graça e Paz! Obrigado pelo carinho, apoio e incentivo! Espero poder ajuadr aos ministros em algum momento de urgência com alguma llições. São postagens simples mas são feitas de coração. O que importa é glorificar a Cristo, esse é o maior objetivo. Agradeço mais uma vez a todas as palavras e recados. Seu trabalho é muito importante também. Por isso ofereci o selo (inclusive vi sua mensagem de gratidão) Vejo no seu site coisas muito interessantes e legais. Postagens ainda não vistas. Deus ua a cada um , de uma maneira peculiar e juntos fazemos a força. Deus te abençoe. Fica com Deus!

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde! Parabéns pelo blog! Se for possível, manda alguns outros desenhos bíblicos sobre esta história, pois preciso montar um vídeo evangélico. Dá uma olhada no Youtube, e digita "guerreirogoncalves", sem o cedilha mesmo. Estou iniciando a história de Eliseu e a sunamita, mas faltam-me alguns desenhos e não estou conseguindo encontrar na net. Ficarei grato por tua ajuda. Que Deus nos abençoe!

    ResponderExcluir
  6. Gonçalves... Graça e Paz! Quero agradecer pela visita ao o blog 'Apascentar os Pequeninos'. Fico muito grato pelas palavras de apoio e incentivo. Quero parabeniza-lo pelos sites e postagens principalmente as de cunho doutrinário. Aqui é um lugar onde muitas barreiras denominacionais caem, e podemos manter comunhão com irmãos de outras igrejas. Deus te abençoe infinitamente mais. Ah, as figuras que vc solicitou te envio após eu pesquisar! Fica com Deus!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
free counters